Thursday, November 02, 2006

CADERNOS DA FAFIC (TRÊS)

Buscando uma articulação curricular entre as Práticas Pedagógicas nas licenciaturas da Fafic

Grupo de Estudos:
Everardo Paiva de Andrade
Neila Ferraz Moreira Nunes
Marcele Xavier Torres


I – Objetivos deste estudo

01. Pensar articuladamente a Prática como Componente Curricular (PCCC) ou as Práticas Pedagógicas (PPs), em termos quantitativos e qualitativos, para o conjunto das licenciaturas da Fafic.

02. Viabilizar a construção de um núcleo comum de PCCC ou PPs nessas licenciaturas, durante o ciclo inicial de formação, com duração de dois anos, incluindo os primeiros quatro períodos dos cursos.

OBS: Note-se que PPs e PCCC referem-se a um mesmo componente curricular.

II – Estado atual: distribuição e carga horária das PPs

PP1: 54h (AV), 36h (H), 54h (L), 36h (P)
PP2: 72h (AV), 72h (H), 54h (L), 36h (P)
PP3: 72h (AV), 36h (H), 54h (L), 36h (P)
PP4: 72h (AV), 54h (H), 72h (L), 36h (P)
PP5: 72h (AV), 72h (H), 54h (L), 54h (P)
PP6: 72h (AV), 72h (H), 72h (L), 54h (P)
PP7: ---------, 72h (H), 54h (L), 54h (P)
PP8: ---------, --------, -------, 36h (P)
TOTAL: 414h (AV), 414h (H), 414h (L), 342h (P)

OBS: AV=Artes Visuais; H=História; L=Letras; P=Pdagogia.

III – Análise quantitativa:distribuição irregular das PPs

01. Convergência da maioria dos cursos, fixando em 414 horas as Práticas Pedagógicas (PPs), ligeiramente superior ao mínimo de 400 horas de Prática como Componente Curricular (PCCC), exigido pela legislação.

02. Apenas o Curso de Pedagogia não tem o total de 414 horas de Prática Pedagógica (PP) no seu currículo. Além disso, não tem também o mínimo legal de 400 horas de Prática como Componente Curricular (PCCC).

03. Embora não haja imposição normativa acerca da distribuição da PCCC ou das PPs (400 ou 414 horas) pelos diferentes cursos e períodos, observa-se uma grande irregularidade nessa distribuição:

· Varia a duração global dos cursos. Ex: 6 (AV), 7 (H e L) ou 8 (P) períodos;
· Varia a distribuição das PPs pelos períodos, provavelmente refletindo problemas e soluções particulares na montagem da matriz curricular de cada curso (oscilando entre 2, 3 ou 4 horas-aula). Ex: História = 36h+72h+36h+54h+72h+72h+72h;
· Varia a distribuição das PPs de um para outro curso, fazendo com que não haja coincidência de suas respectivas cargas horárias em um mesmo período, nos diversos cursos. Ex: PP2 = 72h em AV e H, 54h em L e 36h em P.

04. A construção do núcleo comum das PPs no ciclo inicial de formação exigiria um controle maior sobre sua distribuição, envolvendo sobretudo PP1, PP2, PP3 e PP4.

IV – Análise qualitativa: em direção a ementas comuns

01. O quadro acima nada diz sobre o que propositivamente deveria ser ou sobre o que efetivamente vem sendo trabalhado em cada uma das PPs. Esta análise, portanto, sugere possibilidades e alternativas.

02. A idéia geral é de que as PPs possam proporcionar aos licenciandos um primeiro contato crítico-reflexivo com as ferramentas da profissão, iniciando o processo de construção de sua identidade profissional. Tal identidade não é independente, de forma alguma, da área específica de conhecimento em que se forma: além de ser um professor, em geral, ele também será sempre um professor de alguma coisa.

03. Assim, as quatro PPs poderiam acompanhar o seguinte desdobramento lógico e epistemológico:

· PP1: O professor, a docência e o ensino.
· PP2: O ensino de... Uma introdução às diferentes tradições de ensino nas áreas específicas.
· PP3: Produção e avaliação de materiais didáticos.
· PP4: Metodologia e produção de saberes: os saberes acadêmico-científicos, os saberes escolares e os saberes profissionais docentes.

04. A reunião de diferentes cursos numa única turma, em cada uma dessas práticas, embora de difícil condução, não caracteriza uma impossibilidade de fato. Nesse caso, o formador deveria assumir o papel de orientador das pesquisas dos grupos de alunos. Além disso, as turmas não poderiam ser muito grandes, o que poderia tornar o trabalho, senão impossível, muito pouco produtivo.

05. A partir do 5º Período, as PPs assumem contornos mais particulares, envolvendo problemas do ensino de conteúdos específicos. Podem originar aí os verdadeiros laboratórios de ensino dedicados à preparação de planos, aulas, atividades, avaliações etc, mas sempre a partir de conteúdos concretos de cada área. Exigiria, por isso mesmo, o domínio desses conteúdos por parte do formador responsável por elas.

06. As PPs devem ser organizadas em íntima conexão com a escola. Definitivamente, a escola e seus profissionais devem ser chamados a participar da formação dos futuros professores, e não apenas como campo de aplicação, mas como fontes produtoras de conhecimentos que não estão disponíveis em nenhum outro lugar.

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